Pages

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Mito da Caverna, uma realidade constante


À partir do vídeo retratado acima, podemos assimilar em nossa realidade, quantas e quantas vezes nos deparamos dentro das nossas cavernas internas e ao sairmos sentimos aquela "desproteção" a qual podemos comparar a ignorância do desconhecido. Nem sempre enfrentar a luz do dia, os obstáculos, os desafios é fácil, isso com certeza faz  com que sinta a vontade de retomarmos a nossa ignorância e voltarmos para nossa caverna.
Mas a experiência já está feita, a caverna é pequena demais pra nós, assim como um estudante que não mora com seus pais durante o período de estudos e quando formado retorna a sua casa e estranha totalmente o ambiente o ritmo de vida, podemos ver claramente a ida e a vinda da caverna, o espaço já é pequeno para tanta experiência.
Podemos ver claramente no nosso dia à dia, em relacionamentos, nos bebês, no trabalho, a teoria da caverna mostra muito bem o comportamento humano em questão da abertura para novos conhecimentos. O importante é ser consciente de nossa ignorância, aquele que não assume sua ignorância deixa de adquirir experiência.