Pages

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Você nega o preconceito adotando uma criança?

A adoção no Brasil ainda é um alvo de discriminação, preconceito e desrespeito. Ninguém enxerga a criança a ser adotada como um ser e sim como um objeto, onde é selecionado por cor dos olhos, do cabelo, da pele, idade e sexo. A adoção no Brasil desde 2005 segundo o site de estatísticas(http://jij.tj.rs.gov.br/jij_site/jij_site.wwv_main.main?p_language=ptb&p_cornerid=856&p_currcornerid=1&p_full=1) crianças com menos de 1 ano de idade, do sexo feminino, branca, de cabelo liso e castanho claro, olhos castanhos são adotadas com mais facilidade.
A adoção tem definições apenas para quem adota como ser maior de 18 anos ter condições psicológicas e financeira para criar um filho, podemos ver algo na citação abaixo:

"Consiste num ato jurídico pelo qual uma pessoa ou um casal aceita como filho uma pessoa sem laços parentais. De acordo com o artigo 41, da Lei nº 8.069/90, "a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais". Note-se que o adotante deve ter dezoito anos completos na data do pedido de adoção. Além disso, a adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando, ou mesmo dele, se for maior de doze anos."

A família que se dispõe a adoção, deve em ter em mente apenas uma coisa: Amar incondicionalmente. Assim como toda família que tem filhos, adotivos ou não. O que leva os negros, os de mais idade e os deficientes a ser excluído da lista de "filho ideal" dessas famílias que dizem interesse em adoção? 
A adoção está além das burocracias Brasileira, ela consiste em ter a base de sentimentos que falta a essas crianças abandonadas em lixo, bueiros e esquinas qualquer. A adoção é um ato de generosidade de sentimentos, é você ter exatamente a dose de amor e atenção que aquela criatura que desde pequena sofre por um motivo ou por outro, é ter consciência que indiferente da sua cor, idade, sexo ou raça essa criança procura em você o que ela nunca teve, uma família. Então por que fazer de um ato de amor um novo tipo de preconceito?
Há ainda outro quesito que incomoda a toda sociedade, não quer  ter um filho previna-se, teve um filho e não quer cuidar? Procure um Juizado da Infância e entregue seu filho a uma Assistente Social, ou avise no Hospital quando der entrada para ter a criança, assine o documento dizendo seu desejo de coloca-lo para adoção e pronto! Não precisa embrulhá-lo em uma sacola de supermercado e desde os primeiros momentos de sua vida o expor dessa maneira ao extremo vazio da vida.
Quando se fala de uma vida, se exige amor!





Anjos, esculpido por Deus.


Os anjos são obras de arte, esculpido por Deus, e a nossa imaginação não nos limita a recria-los.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Manifeste amor enquanto há tempo.

A perda de um ente querido é uma dor imensurável, uma dor que lateja fundo no coração, sem opção de remédio, aquilo que não nos pertence mas está a nossa vista não nos preocupa, mas quando você pensa que não irá mais vê-lo, que nunca mais ouvirá aquela voz, nem o olhar da pessoa, se abre uma ferida sem tempo prévio de cura.
Todo ser vem a terra com uma missão, talvez não sabemos qual é nossa missão, mas a cada dia que levanto tenho em mente fazer apenas uma pessoa sorrir, se as demais sorrirem já fiz minha missão de hoje. Ninguém vem a terra para cultivar material e sim sentimentos e talvez seja isso o que você menos valoriza, os sentimentos.
Porque você não grita com seu chefe e grita com seus pais? Porque você não esculacha a sua personal trainer e sim sua namorada? Porque você não humilha a garota que você tem atração e humilha aquela velha amiga que passa a mão na sua cabeça toda vez que você bate com a cara na chão?
Porque no fundo você sabe que seus pais, sua namorada, sua amiga te valoriza e seja lá o que você faça eles irão te perdoar e te amparar no que precisar. Mas e se amanhã eles não tivessem ai para te dar o colo que você não deu a eles? O que você faria? Abriria uma comunidade no orkut em homenagem? Mudaria seu status no msn? Faria uma tatuagem?
Acorda! Todo ser vivo tem que ser valorizado enquanto vivo, que eles vejam o amor que você tem por eles, que eles sintam que pode contar com você, com seus sentimentos, com o seu amor e não com sua intolerância. Ninguém vive pra sempre e todo tempo é valioso. Ame, beije, abrace, faça um cafuné, dê um colo, abra um sorriso a quem está do seu lado antes de proferir qualquer palavra que o machuque. Cultivar amor é mais fácil e menos doloroso que o ódio. 
É melhor ter uma boa lembrança e sentir saudade de bons momentos, do que ter arrependimento do que poderia ter sido feito e não fez! Pense nisso.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Eu preciso sorrir

É engraçado como as coisas acontecem quando você menos espera, um sentimento oculto fica ali sempre presente como um alerta, você sabe que vai acontecer mas não tem a mínima ideia de quando, nem da maneira como vai acontecer.
O tempo é o mestre das soluções, fato. Não há quem contrarie isso, nada acontece antes da hora, não da sua hora mas a de Deus, estar aberto para os acontecimentos faz com que você sinta a intensidade das coisas e como é bom sentir, sentir-se que é amado, que é feliz, sentir realmente a vida.
E a vida não as coisas que você possuí, mas como as possuí. Uma pessoa não lhe pertence, mas os sentimentos que ela lhe dá é todo seu e se bem cuidado, você os tem para sempre.
Que bom seria se todos os dias eu acordasse e todos que me olham com estranheza e curiosidade passasse a sorrir pra mim, pois é, acho que isso pode nunca acontecer e é por este motivo que eu abro meu sorriso pra eles e pra todos esses empecilhos que teimam em continuar no meu caminho, para que eles vejam que a minha alegria é bem maior que os desgostos da vida.

Ensaio Bruna Burin



Foto: Aline Caterine
Produção e Beauty: Tati de Souza
Edição: Miriam Dias 
Modelo: Bruna Burin

Ensaio Cris Squisatto


















Foto: Aline Caterine 
Produção e Beauty: Tati de Souza
Edição: Miriam Dias 
Modelo: Cris Squisatto.

sábado, 9 de abril de 2011

Sem correr

Não temos pressa, não procuramos simetria nas nossas vidas tortas, estamos de folga dos suspiros ofegantes, das cartas desesperada, e dos telefonemas a meia-noite, não esperamos respostas para os sms’s sem perguntas, não falamos alto, não pedimos atenção, não trocamos flores, elogios e bem-me-queres. Degustamos o tempo em seus compassos. Não pulamos as vírgulas, os pontos, os travessões, não alimentamos grandes expectativas, nem cachorros abandonados, não planejamos o jantar, nem o final de semana, nem o nome de nossos filhos, não quero saber se teremos filhos, não esperamos que venham num cortejo de borboletas amarelas, estamos casulo, metamorfoseando. Não tenho lindos sonhos que desejaria estar para sempre, não me lembro ao certo quando te conheci, nem se eu queria conhecer alguém naquele tempo. Mas isso não importa nesse momento.
Sem correr. Só preciso de alguns abraços queridos, a companhia suave, bate-papos que me façam sorrir, algum nível de embriaguez e a sincronicidade: eu e você não acontecemos por uma relação causal, mas por uma relação de significado, que ainda estamos trabalhando.


ilustração: marina faria
texto: tiago yonamine

sábado, 2 de abril de 2011

Mulheres de Peixe

A fila fica à direita. E, por favor, não empurre. Talvez não haja bastantes mulheres de Peixes para todos os homens, mas isto não é motivo para você tumultuar. Você tem de aguardar sua vez, e esperar pelo melhor.

Mesmo sem a astrologia, já se difundiram os rumores sobre os encantos da mulher de Peixes. Ela tem seus pontos negativos, é certo, mas à primeira vista, ela é a namorada da escola primária de todos os homens, com talvez um toque de coelhinho do Playboy para juntar alguma pimenta. Podemos muito bem admitir que a mulher moderna, emancipada, com sua imagem moldada em ferro, elevou ainda mais o valor da moça de Peixes. Livre de toda aquela mística feminina nublando o ar sobre a pista do amante, a recatada, bela e indefesa criatura de Netuno tem de enfrentar os homens com grandes cajados.

Não é de surpreender que ela seja tida em alta estima. Casada ou solteira, a mulher de Netuno raramente procura ofuscar seu homem. Ela não tem o menor desejo oculto, neurótico, de dominá lo, seja de que modo for. Ele pode puxar a cadeira para ela sentar se, pôr lhe o casaco chamar o táxi, acender lhe o cigarro e dizer lhe o quanto ele é maravilhoso para satisfação do próprio coração. Tudo o que deseja é que ele a proteja e cuide dela. Ela se sente muito feliz e contente em se reclinar nos ombros largos dele demonstrando com os olhos arregalados e maravilhados, quão forte ele é e o quanto ela precisa dele neste mundo assustador. Pense só naqueles lobos que estão lá fora, à espera, para devorar o Chapeuzinho Vermelho. É o suficiente para fazer com que uma garota se prepare para aspirar seus sais. Mesmo que ela não seja tão vitoriana assim (embora muitas moças de Peixes o sejam), será uma encantadora ouvinte de todos os seus problemas, e uma boa companheira em todas as crises.

A mulher de Peixes acha que seu companheiro, amante, namorado, irmão, pai a rigor qualquer homem é capaz de vencer o mundo todo com as mãos amarradas nas costas, e é surpreendente como um pequenino toque de sua fé é o bastante para convencê los do mesmo, sendo os homens como são. E ainda se admira de que ela seja tão popular? A moça de Peixes é um porto abrigado e tranqüilo para seu marido orgulhoso, bem longe dos ruídos do tráfego e das máquinas de perfurar fitas. As luzes no seu lago são veladas e suaves. Acalmam os olhos irritados pelo neon e por aqueles algarismos idiotas do mercado da bolsa que ela não pode entender como salvam sua vida. (Se bem que, se isso for verdade, ela vai já fazer ponta no lápis.)

No inverno ela usa luvas fofas de angorá. Na primavera, elegantes saias rodadas. Os verões a encontram metida num reduzido biquíni. No outono, ela se mostrará adorável, sentada ao seu lado no jogo de futebol, com as mãos em seus bolsos para aquecê las, e perguntando pelo escore. Em todas as estações, ela é eternamente feminina. Sem o menor risco de exagero, os homens são atraídos por ela como os abelhões por um pote de mel.

Uma breve palestra com ela, e o homem relaxa instantaneamente. Ele imagina uma lareira brilhante crepitante numa noite fria de inverno, ou se vê numa rede num fragrante dia de primavera, sem ninguém para aborrecê lo. Ela deixa claro que jamais o censurará por quaisquer problemas que surjam em sua carreira ou quaisquer erros que cometa. Serão sempre culpa de outra pessoa. Não do seu homem. Ela jamais há de pressioná lo para que se apresse a avançar. 0 passo dele está perfeito com o dela. Preciso explicar porque a mulher de Peixes é a outra mulher mais perigosa de todos os signos solares? Lampejo! Aviso aos navegantes: depois do casamento ela pode cutucar um pouco. Para falar a verdade, pode mesmo se exceder. Num certo sentido isso serve para você deixar de se ofuscar tanto com os encantos dela. Em muitas ocasiões ela será até pungentemente sarcástica, mas toda mulher tem seus defeitos, e a moça de Peixes será muito mais freqüentemente gentil do que brigona. É preciso que seja atormentada por uma extrema crueldade ou indolência do companheiro para se transformar numa víbora e quem vai dizer que um marido cruel ou indolente não merece isso? Não eu. Eu estou com ela.

Além disso, sua deleitável feminilidade supera quaisquer pequenos defeitos, e na maior parte das vezes, a típica moça de Netuno é delicada, sonhadora e feminil. Já que o Peixe nadem ambos os sentidos de uma só vez, ela se adapta muito bem e com toda a calma às situações conflitantes que transformariam outras mulheres em feixes de nervos. Naturalmente, de vez em quando, algumas palavras ásperas e uma certa irritação podem explodir de sua corrente de pensamento normalmente plácida. Eventualmente, uma sensível mulher de Netuno que foi maltratada na infância, permitirá que a amargura separe os dois peixes simbólicos do seu signo e isto pode ser muito triste. Ela se toma uma pisciana solitária e infeliz, nadando sempre furiosamente sem nunca sair do lugar onde mergulha para fugir jamais percebendo que a introversão de seu amor e' simpatia infinitos é um verdadeiro veneno. A bebida e as falsas ilusões escondem dela a verdade, e fazem com que deixe de ver os escolhos no rio capazes de destruí la. Porém a média das moças de Netuno mantém ambos os peixes simbólicos firmemente unidos atuando suavemente, primeiro para trás, depois um pouco para a frente, de modo que você nunca sabe exatamente em que sentido ela está indo. Diz se que Peixes é um mar misterioso e profundo, para o qual correm todos os rios. Você terá melhor chance de agarrá la se conhecer alguns de seus enganosos segredos. 0 que a faz nadar?

Ela é deliciosamente vaga e sonhadora. Nada sabe sobre economia, mas consegue apresentar se como se fosse vestida por Sophie de Saks, preparar com freqüência jantares de sete pratos para vários netos, pagar o aluguel em dia, e dar delicados presentes nos feriados e nos aniversários tudo com uma renda equivalente mais ou menos a uma gorjeta de Jack Benny. Ela tem o amor e afeição de duas noras, e de um grupo incoerente formado pelo bibliotecário, o porteiro do edifício, o dono da casa de especiarias da esquina, o fruteiro, meia dúzia de gatos vagabundos e crianças, o açougueiro, o garoto que entrega os jornais e, você acreditaria? Até o senhorio. Ela pode ter um inimigo. 0 homem que ela deixou antes de se casar com o atual marido. Provavelmente ele foi para a Legião Estrangeira, desapontado, e agora duvido se ela ainda se lembra do nome dele. Mulheres sem coração, essas mulheres de Pisces. Sutis e enganadoras. (Mas não tente dizer isso aos vizinhos delas.)

Como os ventos de março, serão várias as disposições de espírito de sua garota de Peixes. É terrivelmente sentimental, e quando seu sentimentos são feridos, é capaz de derramar baldes de lágrimas. Ela lhe lançará um olhar tão reprovador que você vai se sentir como se acabasse de atirar num coelhinho. Às vezes as mulheres de Peixes acham que estão insuficientemente equipadas para as batalhas ferozes e carecem da ambição impulsiva exigida para sobreviverem. Instala se, então um estado de depressão. Nestas ocasiões, você precisa dizer lhe que ela é admirada por todos que desfrutam da graça de serem seus amigos, por sua profunda sabedoria e abençoada compreensão. É comumente o evangelho da verdade. A lição mais difícil que ela tem de aprender é: superar sua timidez e suas dúvidas. Se seus temores forem muito fortes, fecha se em si mesma, foge dos outros, e põe se a imaginar por que vive tão só. Muitas vezes tem medo de estar se impondo, pressionando demais, aproveitando se, quando tudo isto não existe senão em sua cabeça.

De vez em quando uma moça de Pisces procura ocultar sua timidez e vulnerabilidade com gracejos, com o sofisticado verniz de uma personalidade fria e independente, porém tudo não passa de um manto protetor, usado para esconder sua insegurança dos olhares perscrutadores de pessoas rudes, que arranhariam seu delicado coração, se ela o expusesse. Conheço uma que extravasa sua verdadeira alma escrevendo adoráveis letras para canções, com uma mensagem secreta urdida nas sombras de seus doces sonhos privados. Quando não está escrevendo, ela é a imagem da mulher empedernida, carreirista, que quer que os outros vejam. Contudo, mesmo este tipo de Pisces é incapaz de combater seu signo solar. Com toda a sua pretensa independência, espera na calçada. que o homem chame o táxi para ela. No que respeita às mulheres de Netuno, há algumas coisas que ninguém faz: uma delas é não agir como uma dama em público. Ela engana uma porção de homens que podiam acalmar seus medos interiores e fazer com que recolhesse sua afirmativa freqüente de "Quem precisa de um marido? Eles só servem para atrapalhar sua vida." Imagine uma declaração dessas feita por uma pisciana, que tem mais necessidade de pertencer a alguém do que de comer, dormir ou respirar.

A moça de Peixes dará todo o seu coração para os filhos, exceto aquele grande pedaço que reserva para você. Ela há de adorar todos eles, porém os mais feios, os mais fracos, os menores ou mais doentes levarão urna pequena vantagem. Só uma estrela de cinema de Pisces renunciaria aos seus queridos cheios de covinhas e adotaria urna criancinha inválida e de olhar assustado. As mulheres de Pisces são as mais notáveis do mundo para compreenderem a timidez dos garotinhos e aos angustiantes problemas das adolescentes. A mãe pisciana tece milhares de sonhos sobre cada bercinho. Sacrificará tudo para que os filhos tenham o que ela não teve quando criança. Ela pode ser indulgente demais. Ê lhe difícil disciplinar, e ela deve compreender que a falta de firmeza é, não raro, tão ruim quanto a negligência. Num certo sentido, ela negligencia a formação dos pequenos caracteres que estão aos seus cuidados, e que precisam de uma firme orientação para aprenderem a nadar sozinhos. Se for dada a muita brandura, explique lhe bondosamente. Ela compreenderá sem amargor, e começará a dar trabalho à escova de cabelo. Ainda assim, muitas mães netunianas conseguem estabelecer um meio termo entre a disciplina e a bondade, e seus filhos a honram por isso.

A mulher de Pisces permitirá com toda a alegria que você ganhe o sustento. É provável que ela prefira não entrar na brutal competição do mundo comercial, a menos que você necessite imperiosamente que ela o faça. Aliás, ela já passou demais por esta situação (se for realmente uma garota de Netuno) quando trabalhava para aquela companhia grande e confusa, enquanto aguardava que você fosse salvá la. Algumas, porém nem todas as mulheres de Pisces, são um bocadinho esbanjadoras. Ela pode precisar de auxílio para ver por que o extrato de sua conta do banco não corresponde às anotações dos canhotos de seus talões de cheques, escritas em sânscrito. No entanto, quando uma emergência a obriga a mudar o seu gosto pelo champanha para a do leite espumoso compatível com sua carteira, consegue adaptar se.

Ela ouve o oceano, e ele lhe diz coisas. No meio da cidade, ainda ouve as ondas de Netuno, murmurando ao seu coração de Peixes mais talvez do que ela quer saber. 
Não se esqueça do aniversário dela, do casamento ou do dia em que a pediu em casamento. Ela não esquecerá. Sempre me lembro da amiga de Pisces com quem freqüentei uma escola em West Virginia. Era pequenina, com longos cabelos escuros e aquelas estranhas luzes de Netuno brilhando nos olhos verde castanhos. Casou se (entre vários outros homens) com um grande astro do futebol; inesperadamente, fugiram para casar se. Lembro me de quando ela lhe perguntou por que ele a havia pedido. Ela estava curiosa. "Bem" disselhe ele "foi a coisa mais engraçada, Baixinha. Eu não tinha a menor intenção de propor lhe casamento naquele dia. Estávamos no parque, perto da piscina. As garotas que estavam ali nos bancos, se queimando ao sol, tinham os cabelos molhados e escorridos, e todas estavam quentes e suadas, Você se achava sentada embaixo de uma árvore, com um vestido de renda branco, e parecia tão fresca e diferente das outras... Você parecia... bem, eu achei que você mais parecia uma garota."
Este é o segredo sutil da mulher de Pisces. Quer atenda ao apelo de Netuno como uma freira dedicada num convento ou como uma cantora sufocante num barulhento clube noturno é urna garota. Totalmente uma garota. Cem por cento."

pensar-se a si-mesmo: Mude o jeito de ver a vida

Mude o jeito de ver a vida

.
Participação na materia 'Mude o jeito de ver a vida' de Ariana Pereira publicada no suplemento Revista Bem Estardo jornal Diário da Região




Mude o jeito de ver a vida
Ariana Pereira

Não há nada ruim que não possa piorar. Esse é o lema dos que carregam consigo uma maneira negativa de ver os fatos. Ainda que haja momentos bons, a pessoa negativa apenas fixa o que de pior acontece, em todas as instâncias e situações. Em alguns casos, essa forma de enxergar a vida pode ser mais do que simplesmente pensamento negativo, pode significar que a pessoa precisa da ajuda de um profissional para livrar-se de vez da lente que foca e aumenta apenas o que há de pior nas situações. Pensar a vida de uma maneira negativa faz com que não apenas algumas situações sejam amargas, mas torna a própria existência pesada e arrastada. Se tudo é visto pela lente que transforma as realidades em ocorrências negativas, a probabilidade de os fatos ruins acontecerem aumenta, de acordo com o psiquiatra e escritor Luiz Alberto Py. “Não é bem uma atração, mas a tendência é de que as coisas fiquem ruins. E ficam mesmo. Essa maneira negativa de olhar a vida faz com que ela fique cada vez pior. É fato que as coisas vão se negativando mesmo. As oportunidades que aparecem não são aproveitadas, há todo um conjunto de dificuldades que se somam. Em geral, isso tem a ver com processo de depressão, gerando um sofrimento desnecessário. É uma forma de ver a vida olhando para as coisas e imaginando o que pode acontecer de ruim, quando poderia se fazer o contrário: buscar o que há de bom seja qual for a experiência”, diz o psiquiatra.

O professor e psicoterapeuta Renato Dias Martino afirma que, para a psicanálise, só se pode aceitar no mundo real aquilo que já existe no mundo interno, ou seja, cria-se espaço na mente e só depois se conhece na realidade. Assim, continua o psicólogo, aquele em que na mente predominam pensamentos negativos está fatalmente exposto a construir um mundo para viver nesse mesmo modelo. “Na verdade percebemos o mundo externo como reflexo de nossas mais profundas ideias. Quero dizer que para aquele que nunca soube muito bem o que é ser amado terá muita dificuldade de perceber-se amando. Aquele que nunca foi amado na realidade não terá dentro de si a ideia do amor. Assim, como vai encontrar amor no mundo de fora?” Prof. Martino diz ainda que o “pensamento” faz parte do processo de construção de espaço interno para os conteúdos da realidade, ou seja, é a capacitação do “eu” (compreendendo o mundo interno) na ligação afetiva com o mundo (externo). De acordo com ele, se o termo “negativo” for pensado como algo prejudicial ou tóxico, então no pensamento negativo é construido um espaço interno repleto de ideias destrutivas.

A cura
Disciplina e força de vontade são os principais ingredientes para aqueles que querem vencer a mania de pensar a vida e as realidades de maneira negativa. Em alguns casos, segundo Py, é necessária a ajuda de um profissional para superar a forma de enxergar a existência. “Há pessoas que precisam, inclusive, de medicação. Mas nenhuma medida mais drástica deve ser tomada sem o auxílio e acompanhamento de um profissional. Casos de pessoas que teimam em ver apenas o lado negativo das situações são complexos, porque, mesmo que queiram mudar a visão que têm das coisas, elas sempre vão focar no que há de pior nessa mudança.”Construir, aos poucos, o pensamento positivo, para o psiquiatra, requer mais esforço racional do que da emoção. “Nunca pense no futuro com emoção, pense no futuro com a razão. É bom sempre pensar no que é possível ser feito. Valorizar os pontos positivos do lugar, das pessoas, das situações. É muito importante utilizar a razão para encontrar os caminhos. As pessoas sempre encontram caminhos que permitem superar as suas dificuldades. Por isso, a importância de pensar racionalmente.

A razão é que resgata, que pode tirar dessas situações aparentemente negativas. “Fazer as pazes com o mundo” é a melhor forma de sair do círculo vicioso de pensar a vida de maneira negativa, na opinião do psicoterapeuta Prof. Renato Dias Martino. Ele assegura que esse é um processo lento e dispendioso, um caminho cheio de curvas que está distante de reduzir-se a uma “receita para recomeçar”.A proposta é justamente essa: fazer as pazes com o mundo externo. Buscar viver experiências que ensinem a misturar amor e verdade. Talvez pela minha posição, vejo nas psicoterapias vias razoavelmente seguras para a proposta de mudança, porém, a oportunidade pode estar na espiritualidade, religiosidade, no trabalho voluntário, e até em áreas como profissional e realizações artísticas. Contudo, sou forçado a depositar meu descrédito em qualquer processo que não compreenda o outro, o encontro com o outro. Só se aprende a amar, amando alguém”, diz o psicólogo.