O amor imensurável de Deus nos fez homens e mulheres com uma capacidade imensa de pensar, observar, falar, e como já diz na bíblia temos dois ouvidos e uma boca, para primeiro ouvir e depois falar, o amor a si mesmo tem inicio com essa frase, pensar mais, observar mais, ouvir mais e só depois agir, mas amor a si mesmo não é deixar de fazer para o outro e fazer para si? Não.
Amor a si mesmo é sobretudo se conhecer, por isso pensar. O pensar é uma auto-analise da sua vida, das suas ações, dos seus limites, dos seus princípios, das suas prioridades. Depois observar, observar a sua volta é trazer para sua vida somente o que deseja e evitar o que não te faz bem. Ouvir te traz a realidade, as vezes a auto-analise te tira da realidade e o que você deseja é tão fantasioso que ouvir o outro e aproveitar suas palavras com ciência é virtuoso. O falar fica por último, porque o amor a si mesmo, é fazer o bem ao outro mas continuar bem consigo mesmo, o impulso ao falar traz conseqüências desagradáveis, a palavra fere mais que uma agressão física, vendo que esta vai direto ao mais intimo do ser-humano e quando ferido por uma agressão física é a palavra que cura qualquer ferida, de uma maneira mais direta digamos que a palavra é uma faca de dois gumes.
O amor a si mesmo é saudável, ele te possibilita o autocontrole emocional, segurança e com isso vem a valorização. A valorização é uma forma nítida de amor a si, saber fazer as escolhas de modo que não ultrapasse seu limite é não querer perder a sua essência, isso é fundamental para manter o equilíbrio.
Toda forma de amor é contínua, você sempre precisa de um para dar continuidade ao outro, o amor a si é uma continuação do amor a Deus como disse no post passado, um complementa o outro. Você passa a ver mais sentido nas coisas a partir do momento que você procura em você o que lhe faz falta e procura abastecer de maneira educada o seu eu, mas alerto abastecer-se é o ponto x, não procure se abastecer no vácuo, em outra pessoa, ninguém irá suprir as suas necessidades, assim como ninguém é obrigado a coresponder as suas expectativas.
Tudo o que você precisa está apenas em você, basta se conhecer, ter coragem para enfrentar seus monstros e medos internos e depois disso é só dar seqüência do amor de Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário